Conselho das Zonas de Processamento de Exportação amplia prazo para construção da ZPE de Macaíba

Conselho das Zonas de Processamento de Exportação amplia prazo para construção da ZPE de Macaíba

Brasília (18 de julho) – O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo MDIC, ampliou, em três anos, o prazo para construção da ZPE de Macaíba (RN). A decisão foi tomada nesta terça-feira durante a 21ª reunião do CZPE, conduzida hoje pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Na reunião, realizada em Brasília, foi autorizada também a prorrogação do prazo para constituição da empresa administradora da Zona de Processamento de Exportação de Porto Velho (RO) até 14 de janeiro de 2018. A nova empresa será responsável pela realização dos investimentos necessários à implantação e operação da ZPE.

Como explicou a secretaria-executiva do Conselho, Thaíse Dutra, a dilatação desses prazos poderá incentivar uma maior participação da iniciativa privada nas ZPEs. “Com mais tempo, as empresas administradoras, estados e municípios conseguirão implantar as ZPE de maneira mais estruturada e organizada, o que pode poderá atrair um número maior de empresas”, disse.

Dutra explicou que o Conselho acompanhará de perto a evolução da construção da ZPE de Macaíba. “A empresa administradora da ZPE e os representantes do estado do Rio Grande do Norte e da prefeitura de Macaíba, proponentes do empreendimento, devem apresentar ao CZPE um Plano de Trabalho, com as etapas necessárias para a conclusão das obras”, explicou.

Pauta

Durante a reunião, a secretaria-executiva informou aos membros do Conselho que foi comprovado o início das obras das ZPEs de Uberaba (MG), Aracruz (ES) e Boa Vista (RR). As empresas administradoras das ZPE de Bataguassu (MS) e Cárceres (MT) também enviaram ao CZPE documentos atestando a conclusão das instalações desses dois distritos alfandegados.

Dutra relatou aos participantes da reunião a rodada de apresentações realizada pela equipe do CZPE aos produtores agropecuários do Nordeste do país. Os representantes do MDIC estiveram em Bom Jesus (PI) e Luis Eduardo Magalhães (BA), onde apresentaram o regime brasileiro de Zonas de Processamento de Exportação e o perfil industrial das ZPE de Ilhéus (BA) e de Parnaíba (PI) aos agricultores de soja, milho e algodão da região.

Participaram do encontro servidores da Casa Civil e dos Ministérios da Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e da Integração.

Fonte: MDIC – http://www.mdic.gov.br/index.php/noticias/2620-conselho-das-zonas-de-processamento-de-exportacao-amplia-prazo-para-construcao-da-zpe-do-rio-do-norte

Publicada em: 19/07/2017

print

Login

Perdeu sua senha?