Marcos Pereira visita Israel, Portugal e Espanha com agenda focada na Indústria 4.0

Marcos Pereira visita Israel, Portugal e Espanha com agenda focada na Indústria 4.0

Brasília (23 de junho) – Após participar da visita oficial do presidente Michel Temer à Rússia e à Noruega, onde falou a investidores russos, noruegueses, e assinou acordos que beneficiam exportações brasileiras, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, inicia neste domingo uma missão técnica do MDIC a Israel, Portugal e Espanha.

Em Israel, a agenda terá início neste domingo (25) com uma reunião com Karin Mayer Rubinstein, CEO da Israel Advanced Technology Industries (IATI), organização que congrega mais de 700 indústrias de alta tecnologia e biociências de Israel, país considerado referência mundial em tecnologia de ponta. No mesmo dia, também está prevista uma reunião com presidente Federação de Indústrias de Israel, Shraga Brosh, e uma visita à Universidade de Tel Aviv, onde o ministro vai conhecer o investimento acadêmico no desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras de startups. Em seguida, ele participa de um debate sobre a indústria do futuro, chamada de manufatura avançada ou indústria 4.0.

No dia 26 de junho, Marcos Pereira segue para Sorek, onde funciona uma das maiores usinas de dessalinização do mundo, para aprofundar o conhecimento sobre novas soluções de fornecimento de água, também para atividade industrial.

De Sorek, a delegação brasileira segue para Jerusalém onde a agenda de compromissos continua durante a tarde. A partir das 14h o ministro Marcos Pereira e o ministro da Economia e Indústria de Israel, Eli Cohen, lançam a “4ª Chamada de projetos para a Cooperação Tecnológica entre Brasil e Israel”, programa executado pelo MDIC e pelo MATIMOP (Centro para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense), órgão da Autoridade Nacional de Inovação Tecnológica do Estado de Israel. Nesta edição, as empresas brasileiras poderão contar com recursos não-reembolsáveis para a execução de projetos em parceria com empresas israelenses.

No mesmo dia, ainda em Jerusalém, o ministro reúne-se com o presidente da Autoridade Israelense para Inovação, Aharon Aharon, e visita a Yiussum, empresa de transferência de tecnologia da Universidade de Jerusalém.

Nos dias 27 e 28, estão previstas visitas a empresas israelenses. A Mobileye elabora sistemas voltados para o setor automotivo, com foco na segurança no trânsito e prevenção de acidentes. Em 2016, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) elegeu a Mobileye como a 6ª empresa no ranking de “Smartest Company”. A OurCrowd é uma plataforma de investimento que capta recursos para fundos do tipo “venture capital” e que segundo a Bloomberg Bussiness Week é a mais bem sucedida plataforma de equity crowdfunding do mundo. A Jerusalém Venture Partners (JVP), é uma empresa de capital de risco internacional, fundada em 1993, especializada em investimentos em startups, com foco em digital media, enterprise software, semicondutores, armazenamento de dados e ciber security. A Juganu desenvolve soluções inteligentes em iluminação. Com foco no mercado de LED, atua em diversos mercados, inclusive no Brasil onde tem uma subsidiária. E a Elta Systems é uma empresa subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), líder no mercado israelense de segurança eletrônica, inteligência, big data, monitoramento, controle e prevenção e segurança nacional.

Portugal e Espanha

Em Portugal, Marcos Pereira se encontrará com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, para discutir temas relativos à cooperação em políticas direcionadas a startups, inovação, indústria 4.0 e ao acordo entre Mercosul e União Europeia. O ministro ainda terá agenda com o embaixador do Brasil naquele país, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e com o diretor-geral da Associação Empresarial para a Inovação de Portugal, Jorge Portugal.

Marcos Pereira seguirá para Madri, último destino da missão oficial, onde participará de um jantar oferecido pelo ministro da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, Luís de Guindos. No dia 3 de julho, último dia da agenda, Marcos Pereira será um dos palestrantes do Seminário “Uma Aposta Pelo Livre Comércio: Impacto das Relações Comerciais União Europeia-América Latina”. O evento terá a participação da comissária de Comércio da União Europeia, Cecília Mallstrom, e de ministros e autoridades da Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Paraguai Uruguai, México, Chile ,Colômbia, Peru, e Equador.

Fonte: MDIC – http://www.mdic.gov.br/index.php/noticias/2579-marcos-pereira-visita-israel-portugal-e-espanha-com-agenda-focada-na-industria-4-1

Publicada em: 26/06/2017

print

Login

Perdeu sua senha?